logotipo-dormenenem

Como calcular a data prevista para o parto?

Quando estão grávidas as mulheres ficam ansiosas para saber quando será o seu parto, pois este momento para elas é sempre de muitas expectativas.

Saber o período de nascimento do bebê ajuda a diminuir a ansiedade da gestante e faz com que a família se planeje melhor para a chegada do bebê.

calculo-data-do-parto

Certo, que nem todas as gestações são iguais, existe um período que é mais propício para o bebê nascer que é entre a 37ª a 42ª semana. Neste período, o bebê já é considerado “a termo” e tem mais chances de sobreviver,  ou seja, seu organismo já está suficientemente desenvolvido para viver fora do útero materno.

Bebês pré-termos ou prematuros tem menor chance de sobreviver fora do corpo da mãe e podem apresentar algumas complicações decorrentes, principalmente, da imaturidade de seus pulmões.

 

Como calcular a data provável do parto?

A gravidez dura em média 280 dias, ou 40ª semanas. A contagem das semanas da gestação deve ser feita a partir do 1° dia do último ciclo menstrual. Desta maneira você não precisa saber a data da concepção para saber quando o bebê irá nascer.

Para calcular a data provável do parto (DPP) você precisa saber a data da última menstruação.

Anote a data da última menstruação:

 Dia    
 Mês    
 Ano    

Some 7 dias à data acima:




Some 9 meses a data acima:




Como resultado você terá a data mais provável do seu parto

 

IMPORTANTE!

Poucas mulheres dão à luz na data prevista! É bom lembrar que o resultado acima é uma estimativa da data prevista para o parto e que 40° semanas é a média de duração da gestação. Assim, o seu parto pode não ocorrer necessariamente nesta data. Seu bebê nascerá bem e saudável se nascer 15 dias antes ou 15 dias depois desta data ou entre a 37ª e 42ª semana.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog