logotipo-dormenenem

Importância da figura paterna para o desenvolvimento da criança

Este artigo foi criado com muito carinho pela equipe Johnson´s baby, com exclusividade, para o Dorme Neném.

A sociedade atual mostra que a presença paterna não se limita mais ao simples uso de autoridade e à responsabilidade exclusiva em oferecer recursos financeiros e materiais para a família.

a-importancia-do-pai-no-desenvolvimento

O pai do período colonial, patriarca, que exercia poder sobre esposa e filhos, ou seja, uma figura totalmente inatingível se transformou em um homem não apenas responsável por disponibilizar o necessário para o bem-estar familiar, mas alguém que tem como dever primeiro se envolver afetivamente com os seus filhos, garantindo carinho, atenção e, acima de tudo, muito amor.

Isso porque é cada vez mais perceptível a importância da figura paterna para o desenvolvimento dos pequenos. A presença e o apoio de um pai determinam de modo direto e intenso, a maneira como se dará o crescimento e a vida adulta das crianças. Se a pessoa, durante a infância, tiver este contato mais próximo com o pai, às chances de ela ser mais segura, mais confiante e, principalmente, mais alegre e divertida são infinitas vezes maiores.

Por isso, uma dica valiosa aos papais que se preocupam com o progresso de seus filhos é estar presente em seu cotidiano sempre que possível. Veja, abaixo, algumas dicas que ajudam a estreitar essa relação mais que essencial:

  • Com a correria do dia a dia, geralmente, é difícil encontrar um tempinho, mas que tal reservar na agenda um espaço para tomar café da manhã, almoçar ou jantar com os pequenos? Se não for possível todos os dias, reserve pelo o menos final de semana;
  • Se na hora que o seu filho se deita, você está em casa, por que não aproveitar os momentos antes do sono para conversar, assistir TV ou ler um livro. Atitudes simples como estas ajudam a aumentar a proximidade entre você e seu pequeno;

365-Historias-para-dormir

 

O_pequeno_principe

  • É feriado e está chovendo? Esta é uma ótima oportunidade para conversar, brincar e mesmo educar de um jeito divertido. Forca, jogo da memória, damas, games eletrônicos e receitas caseiras são algumas das maneiras de aproveitar o tempo livre;

Banco_imobiliario

  • Se seu filho ainda precisa de ajuda para tomar banho, aproveite o momento para conversar e brincar com ele. Deixe o chuveiro mais divertido com brinquedos específicos e com xampus que fazem bastante espuma e não agridem os olhos. Outra possibilidade é, depois do banho, fazer uma massagem ou perfumar o pequeno com produtos especiais para essa finalidade. O momento, certamente, será inesquecível e oportuno para marcar presença durante o dia a dia do seu filho.

shampoo_jonson_baby

O importante é criar um vínculo afetivo forte o suficiente para que as crianças saibam que você está ali, tanto nos momentos de dificuldade quanto de alegria.

Entender as limitações, conhecer as preferências e interagir com os filhos é a melhor forma de um pai se tornar o amigo e o refúgio que a criança tanto necessita durante o seu crescimento.

Post criado por: Andressa Linhares


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog