logotipo-dormenenem

Cosméticos infantis: veja como escolher cada produto

O Brasil é hoje um dos maiores mercados consumidores de cosméticos infantis. A crescente demanda por estes produtos tem levado a um aumento números de produtos destinados exclusivamente às crianças. Mas será que todos os produtos são realmente seguros e necessários para seus filhos?

cosmetico_infantil

Acredito que alguns produtos são desnecessários para crianças e particularmente tento não utilizar na minha filha. Criança não precisa de maquiagem ela já é bem fofa do jeito que é. Acho que as meninas são as que mais sofrem com isso. Como veem as mães se produzido se espelham nelas e querem utilizar os mesmos produtos para ficar parecidas, coisa que não pode acontecer.

ATENÇÃO!
As crianças devem utilizar somente produtos infantis uma vez que estes foram formulados para manter as características da pele da criança. Os produtos infantis em sua maioria são hipoalérgicos ou testados dermatologicamente, o que auxilia,  ainda mais, a reduzir o risco de surgimento de alergias.

Como saber se o produto é seguro?
Para saber se o produto que vai comprar tem qualidade um dos primeiros sinais a se observar é se ele possui ou não o registro da ANVISA na embalagem. Este registro garantirá que o produto passou por uma análise técnica detalhada, que inclui, entre outras, a análise de segurança do produto e de sua rotulagem.


A seguir você encontra algumas dicas para escolher estes produtos para seu filho.

Maquiagens infantis
Para serem comercializadas as maquiagens destinadas as crianças devem possuir baixo poder de fixação e ser facilmente removidas com a água. Antes de ser comercializados estes cosméticos devem passar por testes para avaliar os possíveis irritações, sensibilização e toxidade oral. Para evitar que a criança leve a boca alguns produtos podem possuir o gosto ruim, geralmente, amargo.

Maquiagens para bonecas e outras comercializadas como brinquedos não podem ser utilizadas em crianças, pois não são formuladas com ingredientes próprios para a pele infantil e nem propiciam a segurança necessária.

Esmaltes Infantis
Esmaltes permitidos para crianças são aqueles à base de água e que saem sem necessidade do uso de acetona ou removedor. Por não possuírem solvente, o cheiro dos esmaltes infantis é bem diferente do presente nos esmaltes para adultos. Os esmaltes também podem possuir substâncias de gosto amargo, para evitar a ingestão acidental por parte das crianças, e cada tonalidade deve ser testada a fim de se avaliar o seu potencial de irritação, sensibilização e toxicidade oral. O rótulo deve possuir orientações e advertências de uso.

Fixadores de cabelos
Os fixadores de cabelo infantis podem ser coloridos, perfumados, ter fotoprotetor e efeito luminoso. São indicados para crianças a partir de três anos de idade e devem ser aplicados exclusivamente por um adulto.

Batons e brilhos labiais
Os batons e brilhos labiais devem colorir os lábios temporariamente. Como nos demais produtos infantis, a fórmula deve ser composta por ingredientes seguros.  Em crianças pequenas, um adulto deve aplicar e supervisionar o uso do produto. O rótulo deve indicar a faixa etária que pode utilizar o produto.

Embalagens
As embalagens de cosméticos infantis devem apresentar sistemas e válvulas de dosagem que
permitam a liberação de pequenas quantidades do produto e não devem ter pontas cortantes ou perigosas. Além disso, elas devem ser isentas de substâncias tóxicas e não podem ser apresentadas na forma de aerosol.

Atenção: Os pais devem supervisionar o uso de produtos cosméticos pelas crianças. Caso surjam coceiras, irritações ou alergias, suspenda o uso do produto e procure orientação médica.

Referências:

Cartilha Cosméticos infantis. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog