logotipo-dormenenem

Descubra porque a Infecção Urinária pode ser perigosa durante a gestação

A infecção urinária é um problema comum durante a gestação e costuma afetar de 10 a 12% das gestantes. Este tipo de infecção é mais comum no primeiro trimestre e deve ser tratada para não comprometer a gestação.

Infeccao_urinaria_na_gravidez_e_seus_perigos

Como ocorre a contaminação ?

As mulheres costumam ser naturalmente mais susceptíveis a este tipo de infecção do que os homens. A infecção urinária costuma ser causada pela bactéria Escherichia coli que está presente em nosso intestino e pode passar para o trato urinário. A anatomia feminina favorece a contaminação pelas bactérias que vivem no ânus e na vagina. O canal da uretra feminino é pequeno e apresenta cerca de 3 centímetros (noas homens este canal possui 20 cm) o que facilita a entrada da bactéria. Outro fator que também contribui para a infecção é a proximidade da vagina com o ânus.

Além dos fatores que já favorecem a infecção urinária em mulheres, as gestantes, ainda apresentam, outras condições favoráveis a contaminação, devido as mudanças fisiológicas que ocorrem neste período da vida da mulher. Na gravidez, a urina é normalmente mais rica em nutrientes (glicose, aminoácidos) e vitaminas, o que propicia um meio de cultura mais rico, facilitando o crescimento das bactérias. A estase urinária causada pela dilatação do trato urinário e aumento do útero também pode favorecer o crescimento bacteriano e a instalação da infecção.

 

Porque a infecção urinária pode ser perigosa para a gestação?

As infecções urinárias durante a gestação pode trazer sérias complicações como trabalho de parto pré-termo (antes de 36 semanas), recém-nascidos de baixo peso, rotura prematura de membranas, restrição de crescimento intra útero, paralisia cerebral, entre outras.

Em muitos casos, o quadro infeccioso é assintomático e pode passar desapercebido sendo mais perigoso para a gestante. Quando a infecção urinária apresenta sintomas seu diagnóstico é mais rápido o que facilita o tratamento.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção que se estabeleceu no trato urinário da gestante. Os principais sintomas são micção frequente, ardência, dor lombar, náuseas, vômitos, sangue na urina e febre.

 

Quais os tipos de infeção mais comuns?

  • Cistite ou infecção urinária baixa acomete a uretra e a bexiga, costuma ocorrer no primeiro trimestre da gestação provoca ardência ao urinar, dor pélvica e, às vezes, presença de sangue ao final da micção.
  • Pielonefrite ou infecção urinária alta acomete os rins, ocorre em cerca de 2% dos casos é mais comum no último trimestre de gestação.Apresenta início súbito comprometendo o estado geral da gestante causa febre, calafrios, dor lombar, náuseas e vômitos. Geralmente é devida a um quadro infeccioso assintomático não tratado. As toxinas liberadas pelas bactérias desse tipo mais grave de infecção urinária podem causar contrações do útero, levando ao trabalho de parto prematuro, abortamentos, hipertensão arterial, morte do bebê e até mesmo da mãe quando a infecção se torna severa e generalizada.

 

Como tratar e prevenir a doença?

 O tratamento é feito com o uso de antibióticos específicos para cada tipo de infecção. O médico irá indicar o melhor remédio após realizar exames para verificar qual é a bactéria responsável pela infecção.

É importante seguir o tratamento indicado pelo médico mesmo após os desaparecimento dos sintomas.

Beber água é fundamental para prevenir inflamações e infecções. A hidratação ajuda a manter o aparelho ativo, com fluxo de urina normal e saudável

Durante o pré-natal o obstetra deve realizar exames de urina a cada trimestre a fim de detectar a presença ou não de infecção.

 

Referências:

DUARTE, Geralgo; etal. Infecção Urinária na Gravidez: Análise dos Métodos para Diagnóstico e do Tratamento. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Rio de Janeiro, v.24 n.7 p.9-16, 2002.

Figueiró-Filho EA; etal. Infecção do trato urinário na gravidez: aspectos atuais.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog