logotipo-dormenenem

Como cortar as unhas do recém-nascido

Cortar as unhas dos bebês é uma tarefa simples mas que exige alguns cuidados. Este momento não deve, de maneira alguma, se tornar estressante pois acidentes podem ocorrer. Se for necessário pare e espere o momento em que a criança esteja mais calma. As unhas precisam ser aparadas tão logo elas cresçam para evitar que o bebê arranhe os braços, cabeça ou  machuque os olhos.

cortar-as_unhas-dos-bebes

Existem recém-nascidos que já nascem com as unhas grandes e estas devem ser aparadas logo após o nascimento. Na maternidade esta tarefa pode ser feita pela enfermeira é só você pedir! 

As unhas dos recém-nascidos geralmente são muito frágeis e podem ser aparadas com as mãos  com o passar do tempo, no entanto, este trabalho terá que ser feito somente com o uso de cortadores ou tesouras.

Veja, a seguir, o passo-a-passo de como realizar o corte de unhas dos recém-nascidos:

Para cortar as unhas de seu bebê você vai precisar de alicate, cortador de unhas ou tesoura com cantos arrendondados . Pode parecer  exagero mas para evitar cortes a melhor maneira é utilizar produtos específicos para bebês pois estes apresentam o tamanho ideal. 

kit-manicure-para-cortar-unhas-do-bebe

  1. É importante também lavar bem as mãos antes de começar a cortar as unhas do seu bebê.
  2. O melhor momento para realizar esta tarefa é logo após o banho pois as unhas do seu bebê estarão mais macias e fáceis de aparar. Se seu bebê for muito agitado prefira cortar suas unhas quando ele estiver dormindo ou mamando.
  3. Segure firme a mão ou o pé que terá suas unhas aparadas. Se quiser você pode pedir para outra pessoa te ajudar. Ainda segurando os pés ou as mãos separe o dedo que terá sua unha cortada e segure firme para não ocorrer acidentes.
  4. Antes de cortar, observe a cor das unhas: elas devem estar rosadas. Se estiverem com outro tom ou cravadas na pele, consulte o pediatra.
  5. Pressione suavemente a ponta de cada dedinho e corte apenas a parte que estiver crescida. Faça o corte bem rente ao dedo. Para evitar que a unha encrave não cutuque os cantos  e faça cortes retos.
  6. Na maioria dos bebês a uma das mãos crescem mais rápido do que as dos pés. Deste modo o corte das unhas das mãos devem ser feito a cada semana enquanto que dos pés podem ser feitos uma vez ao mês.

View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog