logotipo-dormenenem

Ganho de peso na gestação

As mulheres quando engravidam sempre ficam preocupadas com os quilos extras que vão ganhar durante a gestação. Existem aquelas, iludidas certamente, que pensam que vão chegar ao fim da gravidez sem engordar nada. O mais certo durante a gestação é buscar ganhar peso de forma adequada e progressivamente ao longo dos meses, por que ganhar peso é  uma coisa inevitável afinal, seu filho está crescendo.

gestante_se_pesando

Para que meu filho cresça de forma saudável afinal, quanto devo engordar? Essa pergunta aflige todas as gestantes principalmente, as que querem voltar ao seu peso pré-gestacional sem dificuldade. Mas será que existe uma quantia ideal. Antes de responder a esta pergunta vamos ver como é distribuído o ganho de peso ao longo da gravidez.

Componentes do ganho de peso gestacional:

  • O bebê vai ter em média de  2,7kg a 3,6 kg
  • A placenta  que nutre o bebê vai pesar ao fim da gravidez  de 0,9 a 1,4kg
  • Líquido amniótico 0,9 a 1,4
  • O útero aumenta e chega ao fim da gravidez pesando entre 1,4 kg a 1,8 kg.
  • As mamas aumentam e se desenvolvem 0,7 kg a 0,9 kg
  • Aumento do volume de sangue materno 1,6 kg a 1,8 kg
  • Aumento dos depósitos maternos – tecido adiposo – reserva para a fase da amamentação de 3,6 kg a 4,5 kg

composicao-do-peso-na-gravidez

Fazendo as contas, para que o bebê consiga crescer e não exista comprometimento de sua saúde, o ganho de peso extra é em média de quase 13 quilos. Até mesmo as mulheres que estão acima do peso vão acabar ganhando esses quilos extras durante a gravidez.

Como nenhuma mulher é igual a outra o ganho de peso ideal para cada mulher não é igual, ele vai ser determinado de acordo com o IMC da gestante e pode variar para mais ou para menos de acordo com estado nutricional.

Mas não se apavore boa parte do peso ganho é perdido logo após o parto e o resto é gasto como reserva para a amamentação. Por isso, o mais correto é procurar uma nutricionista neste período. Assim você vai receber as orientações corretas e não terá dificuldade para voltar ao seu peso normal.

Nós, como mulheres, sempre acabamos cometendo algumas loucuras por vaidade. A gestação, porém não é um período para isso.  Nenhuma mulher deve perder peso durante a gestação mesmo se estiver se sentindo gorda. O ideal seria que as mulheres que estão acima do peso emagrecessem antes de engravidar e as que estão abaixo do peso engordassem.

Como em nosso país o planejamento familiar é uma coisa rara, o ideal é fazer durante o pré- natal o acompanhamento mensal do ganho de peso.  O médico deve fazer as orientações necessárias caso a gestante  esteja ganhando mais ou menos  peso que o recomendado.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog