logotipo-dormenenem

Como prevenir a anemia em gestantes

A anemia ferropriva é muito comum na gravidez e pode trazer riscos para a gestante e para o bebê.

prevenir_anemia_em_gestantes

A anemia gestacional é mais comum do que se imagina. Muitas mulheres acabam não dando muita importância quando recebem este diagnóstico durante a gravidez, uma vez que, quase não sentem nenhum sintoma. Estas devem estar cientes que a anemia gesteacional pode trazer sérios problemas para ela e para o bebê. A anemia é um dos fatores mais importantes relacionados ao baixo peso ao nascer, à mortalidade materna e ao déficit cognitivo em crianças.

Muitas mulheres já inicam a gravidez com reservas de ferro bem baixas e/ou anêmicas. E isto tende a piorar, uma vez que a anemia durante a gestação está fortemente relacionada com o estado nutricional pré-gestacional. 

Durante a gravidez o bebê faz reservas de ferro, que serão suficientes para suprir suas necessidades durante os seus seis primeiros meses de vida.  Se a alimentação da gestante não for adequada ela pode ficar anemica facilmente, pois o feto recorrerá as reservas da mãe para suprir as suas. Além disso, a gestante perderá sangue na hora do parto. 

  • Suplementação:

O Ministério da Saúde  recomendada a suplementação profilática do ferro para todas as gestantes. A ingestão diária para gestantes deve ser de 27 mg (DRi's). A recomendação é alta e por isso dificilmente a gestante irá conseguir atingir as suas necessidades somente pela alimentação . 

A suplementação medicamentosa de ferro elementar deve ser de 30 – 60mg/dia a partir da 20ª semana até o final da gravidez.

O uso do sulfato ferroso na gravidez, muitas vezes, é associado a enjôos e à náuseas na gestante, podendo gerar resistência da gestante em continuar a suplementação. É fundamental que a gestante mantenha a suplementação até o final da gravidez!

  • A alimentação:

A anemia pode ser prevenida por meio da alimentação enriquecida em ferro. Alguns exemplos de alimentos fontes desse mineral são:

Alimentos ricos em ferro

Miúdos (fígado, coração, rim)

Carne vermelha

Peixes

Feijão e lentilha

Açúcar mascavo e melado

Para o melhor aproveitamento do ferro pelo organismo, devemos ingerir alimentos ricos nesse mineral acompanhados de alimentos ricos em vitamina C. Entretanto, existem inibidores da absorção de ferro e, portanto, não devem ser consumidos na mesma refeição.

Inibidores

Melhoradores

Café

Laranja

Chá preto

Limão

Refrigerantes de cola

Acerola

Clara de ovo

Goiaba

Leite

Maracujá

Arroz e farinha integrais

Couve flor

Aveia, linhaça e cevada

Tomate

Soja

Abóbora

 

Fontes:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Manual operacional do Programa Nacional de Suplementação de Ferro / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, 2005.



View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog