logotipo-dormenenem

O que é a amamentação e quais os seus benefícios

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho e que traz benefícios para ambos.

o_que__amamentao_e_quais_seus_benefcios

Para os bebês a amamentação traz repercussões em seu estado nutricional, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.  Para as mães as principais implicações são do ponto de vista físico e psíquico.

Existem muitas evidências cientificas, já comprovadas, de que o leite materno é muito superior a qualquer forma de alimentação de uma criança pequena. Apesar dos esforços de diversos organismos nacionais e internacionais, as taxas de aleitamento materno no Brasil, em especial as da amamentação exclusiva, são bastante inferiores do recomendado.

Amamentar o bebê, especialmente nos primeiros meses de vida, pode garantir a sua sobrevivência.  A amamentação é de vital importância quando o bebê vive em condições desfavoráveis ou nasce com baixo peso. Quanto mais a criança mamar no peito, mais estará protegida.

O leite humano protege as crianças contra diferentes infecções desde os primeiros dias de vida devido a suas propriedades antiinfecciosas.

Amamentar também evita os riscos oriundos da contaminação no preparo de alimentos lácteos e de diluições inadequadas. A falta de higiene no manuseio e preparo de fórmulas lácteas pode comprometer a saúde do bebê causando doenças diarréicas ou problemas ainda mais graves. A diluição inadequada de fórmulas lácteas (leites muito diluídos ou concentrados) pode interferir no crescimento das crianças causando ganho de peso insuficiente ou sobrepeso.

Outra importante vantagem do aleitamento materno é o custo. A amamentação é uma fonte de economia para a família o que é de vital importância principalmente, para as famílias de renda mais baixa.

Além dos benefícios para o bebê a amamentação ainda traz benefícios para a saúde da mulher. Amamentar ajuda a diminuir a incidência de fraturas ósseas causadas por osteoporose e o risco de câncer de mama e alguns cânceres no ovário. Outros benefícios para a mulher que amamenta são o retorno mais rápido ao peso pré-gestacional e o menor sangramento uterino pós-parto.  A involução uterina mais rápida, provocada pela maior liberação de ocitocina, ajuda a mulher a não ter anemia.

As mães precisam ser informadas desde o pré-natal sobre as vantagens da amamentação para a saúde de seu filho. Deste modo, ao final da gestação devem estar cientes, quando optarem ou não em amamentar, quais conseqüências isto trará para a vida do seu bebê.

Fontes:

CADERNO DE ATENCÃO BÁSICA nº 23 - SAÚDE DA CRIANÇA - MINISTÉRIO DA SAÚDE


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog