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Dicas para facilitar à adaptação à creche ou pré-escola

Esse momento muitas vezes não é nada fácil. Veja a seguir, algumas dicas para tornar esse momento menos traumatizante para pais e filhos.

 

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  1. A decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura.
  2. A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança.
  3. A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo.
  4. O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola.
  5. A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola.
  6. Evite comentários sobre a adaptação da criança em sua presença.
  7. Cabe à mãe entregar a criança ao educador, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe.
  8. Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
  9. A sala de atividades é um espaço que deve ser respeitado e sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães.
  10. Incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele.
  11. Lembre-se que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança.
  12. Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.
  13. O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente.
  14. Evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola.
  15. Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vómitos etc.)
  16. É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente.
  17. Cuidado com a aparente adaptação. Os pais devem respeitar o período estabelecido pela escola.
  18. A adaptação das crianças de período integral inicialmente deve ser feita em um turno(manhã ou tarde).

 

No programa de adaptação a mãe pode ficar do 1o. ao 3o. dia 2hs junto no pátio e visível à entrada da sala de atividades. No 4o. dia a mãe pode se distanciar um pouco e observar de longe e no 5o. dia ausentar-se 1 hora após a entrada. Na 2a. semana o horário deverá ser normal sem a presença da mãe.

Existem crianças que já no primeiro dia se despedem da mãe e se integram com as outras crianças, neste caso não há necessidade do programa de adaptação.


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