logotipo-dormenenem

Creche - Será que está na hora?

É, este é mesmo um momento difícil, principalmente para papais de primeira viagem!

Janela_de_creche

Penso que não há uma hora exata, uma idade ideal para o bebê ir à creche. A hora ideal irá depender mais da necessidade da família. O importante é que não seja uma decisão precipitada e de última hora, com a mãe já prestes a voltar as suas atividades fora de casa. O processo exige uma adaptação que muitas vezes não é muito fácil.

A escolha da creche deveria ser realmente uma opção dentre outras alternativas. Quero dizer com isto que a creche não pode ser usada como escolha para a falta de "coisa melhor". Se assim for, haverá pouca chance de dar certo.

Os pais deverão encontrar a sua creche, ou seja, o espaço que melhor lhes dê o sentimento de acolhida, aquele com o qual eles mais se identifiquem, que mais tenha "a sua cara". Enfim, aquele lugar e aqueles profissionais com as quais, eles - os pais- tenham vontade de estar.

A creche deve que ser uma parceira na criação de nossos pequeninos. Nunca uma rival. Isto só será possível se esta escolha for realmente uma opção consciente e feliz.

Visite creches, observe o movimento das crianças, os adultos que nela estiverem. Marque entrevistas com pedagogas, psicólogas. Faça de tudo mas não deixe seu filho na creche se não conseguir enxergá-la como um lugar capaz de dar afeto, alegria, saúde e desenvolvimento ao seu bebê. Tem que ser um ganho! Assim, quando os "contras" surgirem (e surgirão já que nada é perfeito... nem mesmo você...), será mais fácil de aturá-los e administrá-los.

Ao entrar para a creche seu bebê certamente já estará iniciando o desmame, entrando em contato com muito mais crianças e adultos, saindo mais, etc. Todos estes, são fatos que poderão resultar num número maior de viroses para o bebê. Este será um período de adaptação ao mundo em todos os sentidos, inclusive no imunológico.

Enfim, faça tudo com calma, planeje tempo para fazer junto ao bebê uma boa adaptação... e boa sorte ! Se ao final for esta a sua opção, curta muito esta nova aliada nos cuidados do seu filhote.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog