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Enjoo: como a alimentação pode ajudar

 

O enjoo matinal começa durante o primeiro trimestre, quando o feto é vulnerável a defeitos de nascimento.

enjoo

 

Algumas mulheres grávidas sofrem não apenas de enjoo matinal, muitas delas sofrem de enjoo pela manha, ao meio-dia e a noite. Elas sentem-se enjoadas o tempo todo, e só pensam em voltar para a cama. Não sabem mais o que fazer.

Você que já ficou grávida, ou está grávida, deve ter se perguntado porque, logo no início da gravidez  seu estômago fica totalmente revirado e você passa a sentir náuseas, enjoo e azia. As comidas, os cheiros e os sabores antes tão apreciados passam a nos encomodar. As comidas já não cae tão bem. Os sabores ficam diferentes. Os odores, nem se fala. Só em pensar naquele cheiro que o enjoo já vem, acompanhado muitas vezes de outros sintomas.  Mas porque será que isso ocorre?

No primeiro trimenstre de gravidez o organismo da mulher é invadido “por assim dizer” por uma enchurrada de hormônios que modificam e muito as várias funções do seu corpo. O olfato fica mais apurado. Sem falar no fator emocional, toda grávida fica com as emoções a flor da pele, o que pode contribuir  também para agravar ainda mais o problema.

Existem evidências que indicam que além dos hormônios os enjoos são influenciados pela genética. É isso mesmo. Se sua mãe apresentou esse sintoma na gravidez, certamente você sentirá o mesmo incômodo.

A mulher grávida precisa comer bem e fazer algumas mudanças em sua rotina alimentar. Assim os enjoos podem ser controlados mesmo sem medicamento. Se naturalmente não for possível, procure seu médico para orientar o uso de remédios.

Como posso diminuir o incômodo?

  • Diminua a quantidade de gorduras e frituras de seu cardápio.
  • Não beba líquidos durante as refeições.
  • Coma várias vezes ao dia em pequenas quantidades.
  • Coma alimentos ricos em fibras – frutas, verduras e vegetais, isso vai ajudar a facilitar a digestão e regular o intestino.
  • Não deite após as refeições, se fizer isso coloque algumas almofadas como apoio para as costas.
  • Se sente enjoo logo ao acordar, tente ingerir alguma coisa antes de sair da cama, como bolacha de água e sal.
  • O jejum prolongado ajuda a aumentar o desconforto, por isso, não fique muito tempo sem comer, coma de duas em duas horas.
  • Evite beber refrigerantes que aumenta a produção de ácido clorídrico e consequentemente a queimação.
  • Tome iogurte, que é rico em vitamina B, reduz o enjoo.
  • Limonada sem açúcar e bebidas frias e ácidas, ajudam a diminuir o mal-estar.

 

Fontes:

http://fisicomaluco.com/wordpress/2008/05/25/enjoo-na-gravidez-um-mal-necessario/

http://www.cuidardebebe.com/enjoos-durante-a-gestacao-o-que-fazer

http://www.clicfilhos.com.br/ler/655-Livre_dos_enj%C3%B4os?page=2

http://www.infoescola.com/nutricao/praticas-para-evitar-enjoos-e-mal-estar-na-gestacao/

http://www.rgnutri.com.br/sqv/gestantes/dre.php


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