logotipo-dormenenem

Segundo pesquisa diminui o uso da chupeta no Brasil

É cada vez maior o número de bebês que não usa chupeta no Brasil. É o que revela uma pesquisa do Ministério da Saúde.

chupeta-620

Nesta pesquisa foram ouvidos pais de 118 mil crianças com até um ano de idade em todo o país. E o surpreendente resultado apontou que o uso da chupeta caiu 26% nos últimos 9 anos em todo o Brasil.  Para os especialistas, a redução representa menos problemas de saúde no futuro. Segundo eles, os bebês que não usam chupeta tem menor propensão a desenvolver problemas dentários e respiratórios.

Apesar da redução apontada na pesquisa, muitos pais ainda utilizam a chupeta como uma forma de acalmar seus bebês. Mesmo sabendo que esta pode trazer problemas futuros para a criança incentivam seu uso, até mesmo em crianças que não querem colocando mel ou algo doce em sua ponta.

Alguns pais, ainda, ficam em dúvida (usar ou não usar a chupeta), mas acabam cedendo e oferecendo a chupeta aos seus filhos quando percebem que além da função nutritiva, a sucção também é uma fonte de prazer. Como normalmente toda fonte de prazer gera estabilidade e relaxamento, as mães utilizam a sucção não nutritiva (uso da chupeta) na tentativa de deixar o bebê mais tranqüilo.

Deste modo, pode-se perceber que, os benefícios do uso da chupeta são, principalmente, para os pais do que para os bebês. A chupeta é um recurso que as mães usam para facilitar o seu dia-a-dia. Muitas se utilizam deste artifício, na tentativa de diminuir seu sofrimento e angústia, por não conseguir compreender o que está acontecendo com a criança.

O choro da criança deve ser compreendido e interpretado principalmente nos primeiros meses de vida. Neste período esta é a única forma de comunicação utilizada pelo bebê para expressar suas diferentes emoções. Fique atenta, pois ao utilizar a chupeta para parar o choro de filho, muitas vezes, você deixará de suprir alguma de suas necessidades.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog