logotipo-dormenenem

Banho de balde: acalme o seu bebê e diminua o choro

A hora do banho sempre é uma hora complicada para quem cuida dos bebês e para os bebês. No início da vida dos bebês tudo é uma novidade e tomar banho para eles nem sempre parece uma coisa prazerosa e por isso quase sempre choram.

banho_de_balde

Com isso as mães que acabaram de sair da maternidade e chegar em casa acabam ficando ainda mais nervosas e inseguras, o que contribui para aumentar o estresse do bebê durante o banho. Muitas têm medo principalmente porque no começo as crianças são molinhas, pequenininhas e, parecem que vão quebrar de tão frágeis que são.

O banho de balde pode facilitar as coisas e ser uma alternativa para acalmar o bebê durante o banho. Para quem nunca ouviu falar parece estranho mas  essa idéia surgiu na Holanda e apresenta um conceito simples: usar o momento do banho para simular a sensação de aconchego da barriga da mãe. Para aplicar a técnica pesquisadores criaram uma banheira bem parecida com um balde.  Ela é vendido no mercado em lojas especializadas em artigos para bebês mas o preço não é nada convidativo por isso, para dar o banho no seu bebê qualquer balde comum serve. A única coisa que deve-se ficar atento é que o tamanho do balde vai variar de acordo com o tamanho da criança.

banho
Este tipo de banho não tem restrição de idade e pode ser dado até mesmo como primeiro banho ainda na maternidade. Muitas pessoas pensam que a posição que o bebê fica pode machucá-lo o que não é verdade, eles ficam muito confortáveis até, pois o ambiente para eles é extremamente conhecido e com isso vão aprendendo a fazer a transição do útero para a ‘terra’.

O banho dado na banheira está associado à higiene somente enquanto o de balde não tem somente este intuito, pois busca através desta imersão em um mine ofurô relaxar o bebê.  Apesar de ser inicialmente criado com para relaxar ele pode substituir muito bem o banho dado na banheira para fazer a higiene do bebê. Esta forma de banho é seguro, porém nunca se deve deixar a criança sozinha dentro do balde pois pode acontecer algum acidente a criança pode dormir, ou mesmo levantar. A água quentinha também ajuda aliviar as cólicas e a diminuir o choro do bebê.

A temperatura ideal da água deve ser entre 35 e 37 graus. Para dar mais segurança o bebê pode ser enrolado em uma fralda ou toalha. Coloque pouca água no balde, se a criança  criança estranhar ponha inicialmente só os pés, sente o bumbum no balde se ela for maiorzinha e vá conversando com o seu bebê que ele vai se acalmar e adorar o banho.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog