logotipo-dormenenem

Paracetamol diminui resposta imune à vacinação

Muitas mães se preocupam com as reações causadas após a vacinação, dentre os sintomas que causam mais desconforto para a criança e que traz mais preocupação aos pais destaca-se a febre alta, pois em alguns casos pode ocasionar convulsões. 

paracetamol

Para prevenir a febre muitas acabam fazendo o uso profilático do paracetamol antes ou logo após vacinarem seu filho.

Estudos recentes demonstraram que o uso profilático do paracetamol pode diminuir a resposta imune do organismo de criança à vacina, ou seja, o organismo produz menos anticorpos do que deveria. Em um destes estudos foi comparado o número de anticorpos produzidos entre crianças que fizeram o uso profilático de paracetamol (antes de apresentarem febre) e entre aquelas que não o utilizaram. Os resultados mostraram que, no grupo que recebeu a dose do remédio, a concentração de anticorpos foi mais baixa se comparada com aqueles que não tomaram paracetamol. 

 


Segundo pesquisadores, a atividade antiinflamatória do analgésico pode interferir na resposta das células de defesa do sistema imunológico sadio o que explicaria a menor imunização.

Fica aí o alerta não de medicação ao seu filho se ele não apresentar febre. Quando a febre já apareceu significa que o organismo já iniciou a resposta imune a vacina e o uso do paracetamol causa mais interferência.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog