logotipo-dormenenem

Vacinação: tire suas dúvidas

No passado milhões de pessoas morreram devido a doenças infecto contagiosas tais como o sarampo e a poliomielite. Atualmente porém, estas deixaram de fazer vítimas graças a vacinação. Grande parte das doenças infectocontagiosas sofreu uma redução de cerca de 90% nos países industrializados. Apesar disso existem pessoas que não acreditam na eficiência das vacinas e por isso deixam de levar seus filhos para vacinar.

amamentacao03_261107144312789

A seguir você encontra algumas informações que podem ajudar a tirar quais quer dúvidas a respeito deste assunto.

Como a vacina funciona?

 A vacina é um método de imunização ativa no qual o organismo entra em contato com determinado antígeno (agente infeccioso) causador da doença e passa a produzir anticorpos específicos contra ele. Deste modo quando a pessoa vacinada contrair naturalmente a doença entrando em contato com aqueles agentes infecciosos específico os anticorpos produzidos o neutralizarão antes que ele consiga causar a doença.

 

Como são classificação das vacinas?

As vacinas podem ser classificadas de acordo com a forma do agente infeccioso que ela contém em sua produção.

Vacinas “vivas” atenuadas: a capacidade de o agente infeccioso causar a doença é reduzida de forma segura, deste modo, ele é incapaz de causar a doença mas continua estimulando o sistema imunológico.

Vacinas inertes: o agente infeccioso encontra-se inativo e não pode multiplicar-se. Apesar disso continua com a capacidade de estimular o sistema imunológico.

Vacinas recombinantes: são produzidas a partir de recombinação, através da engenharia genética e técnicas de biologia molecular. Exemplo: hepatite B.

 

Quantas doses são necessárias de cada vacina?

As vacinas vivas atenuadas geralmente produzem imunidade prolongada com uma única dose; exceção à vacina oral da poliomielite. As vacinas inativadas requerem múltiplas doses para produzir imunidade e, eventualmente necessitam de uma dose de reforço para a manutenção da imunidade.

 


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog