logotipo-dormenenem

Tem um jeito mais fácil para o bebê mamar?

A maneira mais fácil e correta é quando o bebê abocanha uma grande parte da aréola, aquela parte mais escura do peito em volta do bico, deste modo ele consegue retirar o leite de forma eficaz. Isso também ajuda a manter uma boa produção de leite e protege o peito de rachaduras. A criança quando é amamentada numa posição correta tem uma boa pega e deste modo a mãe não sente dor e nem machuca o mamilo.

amamentacao03_261107144312789

A posição também é importante: o bebê precisa estar retinho, sem torcer o pescoço, de frente para o peito, bem encostadinho no corpo da mãe (barriga com barriga), com o bumbum apoiado pela mão da mamãe.

Uma dica para o bebê abrir bem a boca e pegar bastante aréola: passe o bico do peito na parte que fica entre a boca e o nariz. A mamãe também deve estar confortável, com apoio para os pés, os braços ou para as costas. Usar travesseiros costuma ajudar.

Posições para amamentar:

POSIÇÃO SENTADA (forma tradicional): A posição tradicional é a sentada, onde o bebê fica de frente pra mãe, barriga com barriga. Quanto mais colado estiverem, mais fácil é a amamentação. A cabeça do bebê deve estar apoiada na altura do cotovelo da mãe, mas livre para o movimentação, e o bumbum em sua mão.

 

 

 

 

POSIÇÃO SENTADA INVERSA (bola de futebol americano): Na posição sentada inversa, a mãe deve segurar o bebê como se fosse uma bola de futebol americano, colocando o corpinho debaixo de sua axila, com a barriga apoiada nas suas costelas. A mãe apoia o corpo do bebê com o braço e a cabeça com a mão. Essa posição facilita o bebê a pegar uma boa parte da auréola.

 

 

 

 

POSIÇÃO DEITADA: Na posição deitada, a mãe e o bebê estão frente a frente (barriga com barriga). A mãe oferece o peito do lado em que está deitada. Esta posição e a sentada inversa são mais apropriadas quando a mãe for submetida a uma cesariana.

 

 

 

 

POSIÇÃO ESPECIAL — Gêmeos: A maioria das mulheres tem leite suficiente para alimentar gêmeos. As dificuldades surgem porque é difícil cuidar de duas crianças simultaneamente. Um modo de amamentar gêmeos ao mesmo tempo é colocar as crianças com o corpo e pernas por baixo dos braços da mãe.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog