Alimentação
Segundo estudos, bebês podem ingerir alimentos alergênicos
Segundo estudos, bebês podem ingerir alimentos alergênicos
A introdução de alimentos alergênicos na dieta de bebês é sempre avaliada com muita cautela por pediatras e nutricionistas, que acreditam que atrasar a introdução desses alimentos ajuda a prevenir o desencadeamento de alergias alimentares nos pequenos.

Este conceito, porém podem estar ultrapassado, novas pesquisas vêm demonstrando que, ao contrário do que se acreditava, quanto mais tarde o contato com alimentos potencialmente alérgenos, como ovo, maior a sensibilização da criança.
Uma pesquisa publicada no inicio do ano passado reforça essa idéia. Neste estudo foi examinada a relação entre idade de introdução de alimentos sólidos durante o primeiro ano de vida do bebê e a sensibilidade alérgica aos cinco anos de idade.
Por cinco anos cientistas finlandeses de várias universidades acompanharam 994 crianças. Após avaliar dados como duração do aleitamento materno, níveis de IgE (o principal anticorpo envolvido nas reações alérgicas) e idade com que essas crianças começaram a comer batatas, aveia, centeio, trigo, carne, peixe e ovos, eles concluíram que a introdução tardia desses alimentos esteve mais relacionada ao risco de sensibilidade alérgica. Ovos, aveia e trigo foram os itens mais relacionados às reações.
O período que o organismo leva entre a infecção e o início da formação de anticorpos específicos contra o agente invasor é definido cientificamente como janela imunológica.
Segundo os pesquisadores, haveria nos primeiros meses de vida uma janela imunológica que consideravam o momento ideal para induzir a tolerância aos alimentos. Ao nascer, o sistema imunológico do bebê é extremamente imaturo. Como a alergia é uma resposta exagerada do sistema imune a corpos estranhos, à medida que amadurece ele responderia com mais força a agentes potencialmente causadores de alergias. Se o alimento for introduzido mais tarde, o sistema estaria mais preparado para responder com mais força.
A partir disso a Sociedade Brasileira de Pediatria fez modificações em suas recomendações. Agora, ovos e peixes podem ser introduzidos a partir do sexto mês. Antes, ovos eram liberados depois do nono mês e peixes, somente após o primeiro aniversário.
Você também vai gostar de:
Busca Dorme Neném
Arquivo do Blog
- ► 2012 (20)
- ► Maio (1)
- ► Fevereiro (6)
- ► Janeiro (13)Brinquedos para bebê de 9 mesesBrinquedos para bebê de 8 mesesBrinquedos para bebê de 7 mesesBrinquedos para bebê de 6 mesesBrinquedos para bebê de 5 mesese mais 8 outros...Brinquedos para bebê de 4 mesesBrinquedos para bebê de 3 mesesBrinquedos para bebê de 2 mesesBrinquedos para bebê de 1 mêsDesmame natural: quando será a hora certa para deixar de amamentar?O atendimento a saúde da mulher e suas contradições Nomes de bebês mais usados em 2011Os 50 nomes mais populares do Brasil
- ► 2011 (61)
- ► Outubro (2)
- ► Agosto (4)
- ► Julho (4)
- ► Junho (5)
- ► Maio (3)
- ► Abril (5)
- ► Março (12)
- ► Fevereiro (26)Nomes de bebês mais usados em 2010Banho de balde: acalme o seu bebê e diminua o choroComeçando a amamentarAs causas do desconforto da amamentaçãoQuais as vantagens da amamentação?e mais 21 outros...Será que existe leite fraco?Indo a praia com o seu bebêParacetamol diminui resposta imune à vacinaçãoVacinação: tire suas dúvidasA importância da vacinaçãoHora da papinha!!!!Meus primeiros dentinhos!!!Cuidados com a dentição infantilCoisas importantes sobre a higiene bucal infantilO que se deve fazer para aumentar a quantidade de leite?Tem um jeito mais fácil para o bebê mamar?O que fazer para evitar rachaduras?Segundo estudos, bebês podem ingerir alimentos alergênicosAssaduras: a maizena ajuda?Como trocar as fraldas do seu bebêTroca de fralda - meninaTroca de fralda - meninoAssaduras e Alergias no Bebê: existem diferenças?Dica de leitura: Filhos – de 2 aos 10 anos de Idade vai ajudar os pais a criar seus filhos de maneira mais saudável.Movimento boicota Facebook após censura a fotos de amamentaçãoMêtodo que ensina bebê a dormir sozinho causa polêmica
Siga-nos no twitter
Tweets Recentes
DormeNenem

DormeNenem: Índice de #VACINAção contra a gripe no Piauí chega a 22,22% http://t.co/PkKkGGfv #notícia
DormeNenem: Vereador pede que Monitores de #creche sejam equiparados a Professores http://t.co/aAiUutNe
DormeNenem: #materidade: decisão será na 6ª feira http://t.co/3mtAZiWA



