logotipo-dormenenem

Assaduras: a maizena ajuda?

Criei este post para ajudar todas as mães que são pegas de surpresa quando seus filhos ficam assados (apesar de todos os cuidados isso sempre acontece, não se preocupe achando foi desleixada com a higiene de seu filho!!!).

fraldas


Sofri muito para curar a assadura de minha bebê que está com oito meses. A assadura dela começou com umas bolinhas vermelhas. Fui a pediatra logo que as tais bolinhas apareceram pois desde então nunca havia acontecido. A pediatra me receitou uma pomada que continha corticóides e disse que era para passar a toda troca de fralda que logo as bolinhas desapareceriam. Saí do consultório mais aliviada. Achei que não fosse nada de mais e que passado a pomada e tomando outros cuidados dentro de alguns dias estaria melhor, mas não foi isso que aconteceu. Eu comecei a passar a tal pomada, o Oncilom- AM, e deu uma melhorada mas não chegou a ficar 100% melhor e depois de alguns dias e apesar de todos os cuidados redobrados que estava tendo a assadura piorou, não sei se foi por causa da pomada que estava passando mas a pele da minha filha ficou muito vermelha parecia que tinha sido queimada e as bolinhas vermelhas só aumentavam. 


Como isso ocorreu no feriado não consegui levar minha filha novamente a pediatra, então, resolvi ir a farmácia e comprar outra pomada o Bepantol para ver se melhorava pois a outra que estava passando não estava ajudando em nada. Não teve melhora e a coisa só piorava porque as pomadas pareciam que cozinhavam a pele. Só consegui uma melhora significativa quando comecei a combinar as pomadas com maisena, isso mesmo, aquela que se usa na cozinha. Já tinha ouvido falar que ela ajudava, mas não tinha levado muito a sério. Resolvi ver se funcionava e foi o que salvou a minha filha, pois depois que comecei a passá-la junto com a pomada parece que a pele ficou menos irritada, notei isso logo após a primeira aplicação, coisa que não havia conseguido antes.

Agora que já está melhor fico mais atenta para que ela não volte mais a aparecer, pois tadinha de minha filha sofreu muito, ficou tão irritada que mal conseguia dormir direito, acordava de hora em hora de madrugada reclamando.


Abaixo segue algumas dicas para prevenir as assaduras:

Ar e luz do sol são úteis tanto para prevenir quanto para curar assaduras. Deixe seu filho sem fralda sempre que puder. A criança cujo bumbum recebe ventilação adequada sarará mais rapidamente e terá menos assadura do que a criança que fica coberta de roupas a maior parte do tempo.

Evite usar lenços umedecidos. Muitos contêm substâncias químicas que podem ser irritantes. Se não for possível dê preferência para os que contém calêndula pois esta ajuda a acalmar a irritação.

Limpe delicadamente a pele do seu bebê a cada troca de fralda, usando um sabonete neutro e friccionando suavemente. Limpe bem cada dobrinha, enxágüe e seque. Evite usar detergentes adstringentes e esfregar vigorosamente, o que pode piorar a assadura.

Após a limpeza, use uma esponja para passar, na área da fralda, uma mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio dissolvida em 120 mililitros de água mineral. A alcalinidade do bicarbonato de sódio equilibra a acidez da urina e das fezes. Faça uma nova mistura a cada dois dias e deixe-a no trocador.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog