logotipo-dormenenem

Assaduras e Alergias no Bebê: existem diferenças?

Muitas pessoas confundem assaduras com alergia a fraldas. Será que existe diferença ou será que são a mesma coisa. Veja a seguir.

assaduras

Como evitar assaduras?

As assaduras são inflamações na região ao redor do ânus. Em geral, elas são causadas por um fungo chamado Candida albicans ou monília. Para se desenvolver, ele depende da presença de calor, umidade e acidez. Quando as fezes estão ácidas, principalmente por causa da alimentação ou por infecções como diarréias, o fungo tende a se multiplicar, causando as assaduras. Alguns bebês têm isto com muita freqüência.
Já que esta região é úmida e quente, por causa da fralda e da urina, devemos tentar impermeabilizá-la com um creme ou pomada após cada troca de fraldas. Existem vários cremes contra assaduras. Peça ao seu pediatra que lhe recomende algum.

Assadura é o mesmo que alergia de fralda?

Não. Como dissemos, as assaduras são causadas por fungos. As alergias são processos inflamatórios ocasionados por hipersensibilidade a algum agente. Deste modo, a alergia pode ser ocasionada por perfumes contidos na fralda descartável ou pelo material com que é confeccionada.
Em fraldas de pano, normalmente a alergia ocorre por causa do sabão ou do amaciante usados, ou por não ser adequadamente lavada. A fralda de pano deve ser lavada com sabão neutro (sabão de coco) e, na hora de enxaguar, deve-se colocar um copo de vinagre branco. Preferencialmente, esta deve ser seca ao sol, se for seguida as instruções anteriores ela não precisa ser passada, pois já estará desinfeccionada se achar necessário passe-a a ferro.

Como diferenciar a alergia da assadura?

A assadura ocorre, em geral, na região ao redor do ânus e, portanto, somente esta região fica vermelha. Quando a criança tem alergia à fralda, toda a pele em contato com ela fica vermelha e irritada. Em caso de alergia, deve-se substituir a fralda descartável por outra marca. Se a criança estiver usando fralda de pano, passe a lavá-las de acordo com a explicação acima.

Troca de fraldas
As trocas de fraldas devem ser feitas sempre que o bebê evacuar ou sempre que a fralda estiver repleta de urina. Com o bebê deitado, retire o excesso de fezes com a própria fralda e, a seguir, limpe o bebê com um pano ou algodões umedecidos com água morna. Lembre-se de limpar da frente para trás, no caso das meninas. No caso dos meninos, limpe também em volta e por baixo da bolsa escrotal. Depois da limpeza, use um creme protetor contra assaduras.


View the discussion thread. blog comments powered by Disqus
Português (Brasil)Español(Spanish Formal International)English (United Kingdom)

Busca Dorme Neném

Arquivo do Blog